15/11/2012 14:22

ELABORAÇÃO DE AULA PARA CONCURSOS

TEXTO DE AUTORIA DESCONHECIDA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO FATOR DIFERENCIAL NO ATENDIMENTO AO CLIENTE.

 

    Não existem duas pessoas que ajam exatamente do mesmo modo. Todos os indivíduos têm modos mais ou menos estáveis de comunicar. Mesmo que uma pessoa consiga se comunicar de diferentes modos e saiba fazê-lo, ela escolhe sempre a maneira que mais gosta de se relacionar com os outros. Por isso, podemos considerar que existem estilos de comunicação que não são mais do que formas diferentes de abordar a situação interpessoal.

    Todas as pessoas têm determinados estilos disponíveis para utilizar conforme as situações, mas há um estilo que sempre prevalece.

    O estilo é eficaz em função da situação em que se aplica.

    É a utilização de um determinado estilo de forma indiscriminada, qualquer que seja a situação, que dá origem a problemas interpessoais.

    A comunicação entre as pessoas nem sempre funciona bem. Para isso é necessário aprender algumas habilidades e adquirir conhecimentos sobre as consequências de cada uma das atitudes próprias do processo de relacionar-se. Uma das habilidades a aprender é a de confiar.

    A confiança não é um ato de magia, nem se obtém mecanicamente, também, não é algo que se possa obter pela força. Se alguém persiste em não nos compreender, continua a dividar da nossa competência ou das nossas boas intenções, há habilidades que permitem modificar a percepção dessa pessoa a nosso respeito.

    Para obter a confiança dos outros, devemos tomar a iniciativa e não esperar que o outro a tome primeiro. Se queremos ser vistos como pessoas de confiança, temos que fazer o primeiro gesto, o que implica sempre um certo risco.

 

ESTUDO DO TEXTO.

 

1) No trecho "Por isso, podemos considerar que existem estilos de comunicação que não são mais do que formas diferentes de abordar a situação interpessoal." (1º parágrafo), o enunciado exprime:

a) explicação

b) conclusão

c) comparação

 

2) No 2º parágrafo "...mas há um estilo que sempre prevalece..." transmite a ideia de:

a) oposição

b) consequência

c) explicação

 

3) Com base na ideia do 5º parágrafo, o autor resume por que é preciso aprender certas habilidades para melhor se relacionar. Marque a alternativa que melhor esclarece a ideia do autor:

a) Porque nem sempre a comunicação é  eficaz.

b) Porque é preciso conhecer-se antes de se relacionar com o outro.

c) Porque cada pessoa tem um estilo próprio.

 

4) No 6º parágrafo "...nem se obtém mecanicamente..." expressa uma ideia de:

a) oposição

b) adição

c) conclusão

 

5) Ainda no 6º parágrafo (2ª linha),  se formos tirar uma das vírgulas sem que a frase perca o sentido, ficará assim:

a) "Se alguém persiste em não nos compreender, continua a duvidar da nossa competência ou das nossas boas intenções porque há habilidades que permitem modificar a percepção dessa pessoa a nosso respeito."

b) "Se alguém persiste em não nos compreender, continua a duvidar da nossa competência ou das nossas boas intenções mas há habilidades que permitem modificar a percepção dessa pessoa a nosso respeito."

c) Se alguém persiste em não nos compreender e continua a duvidar da nossa competência ou das nossas boas intenções, há habilidades que permitem modificar a percepção dessa pessoa a nosso respeito."

 

6) No último parágrafo (2ª linha), "Se queremos ser vistos como pessoas de confiança, temos que fazer o priemiro gesto, o que implica sempre um certo risco." Todos os verbos estão no presente. Como as orações ficariam se passássemos todos os verbos para o futuro?

a) "Se querermos...termos...o que implicará..."

b) "Se quisermos...teremos...o que implicar-se- à..."

c) "Se quisermos... teremos... o que implicará..."

 

RESPOSTAS:

 

1) B - Por isso é uma conjunção conclusiva, porque está se concluindo aafirmação anterior.

2) A - Mas é conjunção adversativa, e sempre aparece para se opor à ideia anterior ou acrescentar

3) A - Antes mesmo do autor dar continuidade ao seu pensamento, ele já resume a importância de se aprender novas habilidades para se comunicar melhor, a causa disso.

4) B - Nem, mas também são conunções aditivas, porque expressam soma das ideias,acrescentam algo mais à oração.

5) C - As orações estão agrupadas numa mesma ideia, logo, basta acrescentarmos uma conjunção aditiva "e" para ligarmos as orações sem precisar do uso de vírgula.

6) C - "querermos" é uma forma do infinitivo pessoal, portanto, na oração estudada não cabe, pois ela está no modo do subjuntivo. Se pudesse a oração seria assim: "Para querermos..."

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