25/05/2012 13:26

UM BOM TÍTULO NAS REDAÇÕES

      NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR OU DE PROCESSOS SELETIVOS HÁ SEMPRE O MOMENTO DE SE COMEÇAR A ESCREVER. E ESTA HORA É A MAIS DIFÍCIL. PORQUE É PRECISO CONHECER O ASSUNTO, SE O TEMA JÁ ESTIVER PRONTO, OU SE NÃO, TER BONS CONHECIMENTOS GERAIS PARA FLUIR FÁCIL O DESENVOLVIMENTO DO TEXTO. MAS, ANTES DE INICIAR UM TEXTO É PRECISO TER NOÇÕES DOS TIPOS DE ABORDAGENS DISCURSIVAS, QUE SÃO O NARRAR, O DISSERTAR OU ARGUMENTAR E O DESCREVER, POR EXEMPLO.

      A NARRAÇÃO É UMA HISTÓRIA COMPOSTA POR PERSONAGENS FICTÍCIOS OU NÃO, COM TEMPO E ESPAÇO DEFINIDOS. JÁ A DISSERTAÇÃO OU ARGUMENTAÇÃO É A PRÓPRIA OPINIÃO DO(A) AUTOR(A) SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO. E A DESCRIÇÃO É O RELATO MINUCIOSO DE LUGARES, PESSOAS, OBJETOS, ETC. CONCEITOS ESTES QUE TODOS NÓS APRENDEMOS NA ESCOLA, CERTO?

     EXISTE UM DETALHE IMPORTANTÍSSIMO A RESPEITO DA REDAÇÃO, PRINCIPALMENTE A DO VESTIBULAR, QUE É O TÍTULO DADO A ELA. POIS UM BOM TÍTULO IMPRESSIONA O AVALIADOR, A PONTO DE INCENTIVÁ-LO A ATRIBUIR NOTA DEZ AO ESCRITOR. E TODO TÍTULO SINTETIZA A ESSÊNCIA DO QUE É DESENVOLVIDO. E SE FOR ALGO INÉDITO, ENTÃO, DEIXARÁ O AVALIADOR DE BOCA ABERTA E ENTUSIASMADO.

   CLARO QUE, ANTES DE ESCREVER UMA REDAÇÃO, PARTICIPAR DE PROCESSOS SELETIVOS, O INDIVÍDUO DEVE LER DE TUDO UM POUCO, FUNDAMENTALMENTE OS ASSUNTOS ATUAIS. AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, ECONOMIA, ESPORTE, MÍDIAS, ENERGIA, E ETC. ASSIM, NO MOMENTO DE PEGAR UMA CANETA PARA COMEÇAR A ESCREVER, A PESSOA JÁ ESTARÁ PREPARADA PARA ATIVAR EM SUA MEMÓRIA OS TEMAS QUE LEU NOS ÚLTIMOS DIAS OU SEMANAS, DANDO-LHE UMA SEGURANÇA MAIOR.

    ABAIXO, SEGUEM ALGUMAS DICAS PRIMORDIAIS PARA UMA REDAÇÃO TRANQUILA E SEM FALHAS DESASTROSAS:

  1. PROCURE LER E EXERCITAR A FORMA DE ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS, AS REGRAS DE ACENTUAÇÃO, TUDO ISSO DE ACORDO COM A NOVA ORTOGRAFIA;
  2. SEJA SIMPLES, NÃO USE PALAVRAS OU FRASES GENÉRICAS, OU QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICAM;
  3. QUANDO FOR OPINAR A RESPEITO DE ALGUM ASSUNTO, SEJA PRECISO, OBJETIVO, CUIDADO PARA NÃO NEGAR ALGUMA COISA QUE JÁ TENHA SIDO AFIRMADA EM SEU TEXTO. E ASSUMA UM PONTO DE VISTA, NÃO TENHA MEDO;
  4. DEIXE O TÍTULO PARA O FINAL DA SUA REDAÇÃO. RELEIA SEU TEXTO UMAS DUAS VEZES, NO MÍNIMO, PARA SABER QUE NOME SUGERE O CONTEÚDO DE SUA OBRA, AQUILO QUE A IDENTIFICA;
  5. JAMAIS USE GÍRIAS, MAS OUSE, PRINCIPALMENTE NO TÍTULO DE SUA REDAÇÃO, SEJA CRIATVO;
  6. SE LEMBRAR DE ALGUMA CITAÇÃO INTERESSANTE DE ALGUM AUTOR, E QUE REFORCE SEU PONTO DE VISTA, ANTES DE MAIS NADA, PROCURE TRANSCREVÊ-LA DE ACORDO COM AS REGRAS DE CITAÇÃO, USANDO AS ASPAS DUPLAS SE ELA FOR DIRETA (FIEL A ORIGINAL) E SE FOR INDIRETA, EM QUE VOCÊ MESMO(A) A RE-ESCREVE COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, NÃO USE AS ASPAS. 

 

    BOA SORTE!

—————

Voltar


Contato

Daniella Caruso Gandra

Rio de Janeiro.

(21) 9754-7417.