27/04/2012 11:18

ANÁLISE DO USO DA VÍRGULA

 

 

A. A utilização do chá-mate, como aliado na redução dos níveis de colesterol, e de açúcar no sangue, foi resultado de estudo desenvolvido por pesquisadores da UFSC.

 

B. A merenda escolar, assim como os uniformes, a vigilância e o material escolar de consumo, podem ter tratamento similar, favorecendo a identidade do grupo social.

 

C. A atriz Meryl Streep, cuja impecável interpretação, no filme A Dama de Ferro, lhe valeu pela 17a vez, a indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, conquistou a terceira estatueta de sua carreira.

 

D. No dia 21 de setembro de 2011, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tornou-se a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

 

E. O ex-goleiro da Seleção brasileira de futebol, Marcos Roberto Silveira Reis, anunciou, para tristeza dos fãs, sua aposentadoria.

 

    A vírgula é um dos sinais de pontuação que mais causa confusão, porque sendo colocada numa posição inadequada, pode mudar completamente o sentido de uma frase, uma oração ou um texto. E isso prejudica a compreensão do texto. Por isso, através das orações acima, analisar-se-á o uso da vírgula, quando e onde esta pode ser usada de forma adequada.

A. A regra geral é a de não separar sujeito de predicado, de verbo. Por isso, nesta oração: "A utilização do chá-mate, como aliado na redução dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue (sujeito) foi resultado de estudo desenvolvido por pesquisadores da UFSC" (predicado).  

B.  "A merenda escolar, assim como os uniformes, a vigilância e o material escolar de consumo podem ter...".

Nessa oração é a mesma regra, sujeito não pode ser separado por vírgula do seu predicado. 

C. Nessa oração, o uso da vírgula é inadequado porque está separando a locução adjetiva►"no filme" do substantivo► "interpretação" a que ela se refere. E isso é inaceitável. Além, também, da vírgula antes do pronome "lhe" não ter fundamento. É mais adequado usá-la depois do verbo. Então, a oração pontuada corretamente seria: "A atriz meryl Streep, cuja impecável interpretação no filme A Dama de Ferro lhe valeu pela 17a vez a indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, conquistou a terceira estatueta de sua carreira."

D. A vírgula separa o aposto►termo explicativo na oração. No caso em estudo, o aposto é: "Dilma Rousself"Além de após datas ser usada também, dando sequência à oração. Logo, essa oração está com as vírgulas empregadas corretamente.

E. Nessa oração em questão, há também um aposto, em que a vírgula está numa posição adequada: "Marcos Roberto Silveira Reis". Mas, adiante, o verbo "anunciou" vem seguido de vírgula, separando-o de seu complemento. E isso é inaceitável. O correto seria: "...anunciou para tristeza dos fãs sua aposentadoria". Porque o seu complemento é um objeto indireto (para quem?) e direto (o quê?).

 

BOM ESTUDO!

 

—————

Voltar


Contato

Daniella Caruso Gandra

Rio de Janeiro.

(21) 9754-7417.