17/03/2011 13:44

Elaborando uma redação sem falhas

Todo texto deve ser escrito de forma legível, ortograficamente correto e transmitir ideias claras e coesas oa leitor.

 

Neste espaço estão divididas as partes que compõem um texto sem falhas:

  • Estrutura no texto: nada mais é que seu desenvolvimento, seu conteúdo baseado em um tema qualquer, em que as ideias se encontram entrelaçadas (ligadas), formando um todo de sentido (informações captáveis pelo leitor).
  • Sequência lógica do texto: é a compreensão do texto pelo leitor; ou seja, é o que vai levar o leitor a compreender o sentido que se pretende transmitir, e não pode haver ideias ambíguas (duplo sentido), nem contraditórias (negando as outras ideias), tampouco, frases inacabadas ou sem um sentido que se baseie no que já foi declarado anteriormente, ou no que ainda vai se declarar no texto.
  • Parágrafo: é cada unidade de informação, formada a partir de um tópico frasal (ideia principal, aquela que vai alavancar todo o resto do texto). Nos parágrafos devem aparecer dois tipos de coerência: a interna e a externa. Mas antes, é preciso entender o que é coerência ►é a lógica, harmonia das ideias, tendo como consequência a passagem de uma ideia para outra com clareza de informações e continuidade do pensamento.
  1. Coerência Interna ►é quando há ligações entre as frases usando para isto, muitas vezes, os termos de referência (os pronomes, sinônimos ou expressões equivalentes, etc.).
  2. Coerência Externa ►é a retomada de ideias; é quando há união entre a informação dada e a nova informação, através da coesão (a ligação das partes pelo todo, a concordância) estabelecendo um sentido, uma possível interpretação. Para haver coesão, as orações (quando aparece um ou mais verbos), os períodos (quando uma ou mais orações se fazem presentes no texto) e parágrafos (blocos de ideias) devem estar bem "amarrados", possuir uma sequência lógica de pensamento.

PS: Uma dica para que as ideias estejam coesas dentro de um texto é ser conciso em redações, ou seja, expor ideias, argumentos com precisão, sem escrever o que não for útil, necessário. Sem dar voltas em torno do mesmo tema, sem colocar palavras amontoadas, evitando períodos longos, o que torna um texto cansativo.

Tipos de elementos de coesão para deixar um texto "enxuto":

  • Coesão por retomada: os elementos podem ser anafóricos ► recuperando palavras, frases já mencionadas. Ex: João passou no vestuibular. Ele pretende cursar medicina, já que esta é uma profissão promissora e gratificante. Aqui temos dois pronomes (o pessoal e o demonstrativo).
  • Coesão por retomada: cujos elementos podem ser catafóricos ► antecipa-se algo que ainda não apareceu na frase, mas que logo aparecerá. Ex: Não deixe de fazer isto: vá tomar vacina contra a gripe. Neste caso, usou-se o pronome demosntrativo.
  • Coesão por Elipse: é a eliminação de uma palavra ou expressão no texto, levando-se em conta que o contexto é por si só capaz de manter a referência (possível de compreensão). Ex: Júnior trabalha como farmacêutico; Gabriela, como enfermeira. Nota-se que a palavra que não parece novamente é o verbo "trabalha", pois é desnecessária, já que se entende o texto. Em figura de linguagem, isto é denominado de elipse.
  • Coesão lexical: com ela, evita-se repetições. Utilizando-se para isto apenas sinônimos ou expressões equivalentes. Ex: Pelé, atualmente faz parte da Comissão Técnica da Fifa, O rei do futebol possui prestígio em nível internacional. Isto em figura de linguagem, chama-se antonomásia.
  • Conjunções e Locuções Conjuntivas: unem uma oração à outra, estabelecendo entre elas uma relação de natureza lógica, que pode ser de oposição, alternância, consequência, causa, entre outras. Ex: Morgana ainda não tirou o seu registro de atriz, mas tentará passar no teste da Globo. Neste exemplo, temos uma oposição.
  • Sinais de Pontuação: servem para dar a entonação adequada, a fim de que o texto atinja o seu intuito, ou seja, que seja compreendido, sem causar confusão de interpretação. Expressões também como: "além de", "por outro lado", "sendo assim", "aliás", etc, são elementos de coesão. 

Os aspectos estéticos são também importantes em uma redação:

  • Letra Regular ► nem muito grande, nem muito pequena, mas legível;
  • Alinhamento ► a correspondência de ideias;
  • Evitar rasuras e borrões ►para que o texto fique limpo, com aspecto elegante.

 

—————

Voltar


Contato

Daniella Caruso Gandra

Rio de Janeiro.

(21) 9754-7417.