22/05/2013 12:13

MÉTODO CIENTÍFICO (sem grilos e sem dor de cabeça).

    Aqui farei uma breve síntese de como escolher o método adequado para os trabalhos acadêmicos, ou seja, um TCC (trabalho de conclusão de curso). Isto tudo aqui servirá para que o pesquisador não tenha grilos nem dor de cabeça na hora de descrever resumidamente a sua metodologia. Lembrando um fator importantíssimo na escolha do método, que é o de não receber impressões ou modificações afastadas do objeto da investigação ou pesquisa. 

    O método empregado num trabalho de conclusão de curso precisa explicar sintetizadamente os procedimentos e as técnicas que serão utilizados para que os dados sejam coletados, dispostos e analisados dentro da sequência do texto (corpo). 

    Os procedimentos dizem respeito às fases de execução do projeto ou TCC, por exemplo.  Enquanto as técnicas, aos referenciais para consolidar o trabalho.

    Uma pesquisa pode ser qualitatitiva, quantitativa, ou estar envolvida por ambas.  A pesquisa que se utiliza do método qualitativo é aquela em que o pesquisador opta por trabalhar com conceitos, motivos, valores, senso comum, etc. Para isso, ele precisa estar a par do assunto, das últimas pesquisas e discussões sobre o tema em questão, os desafios encontrados tanto em nível local como em nível global. Sem que haja necessariamente estatísticas. Já na pesquisa quantitativa, o pesquisador escolhe comprovar sua investigação através de números, estatisticas, gráficos, etc. Ele deve procurar as últimas notícias, provendo esses dados. Também pode ser em nível de um grupo ou local específico ou em nível global, ou ainda em nível internacional. Portanto, isso vai depender do tipo de problema a ser investigado, da temática abordada no trabalho, dos objetivos que se pretende alcançar para que se encontre soluções para o problema (objeto) criado/existente.

    E convém afirmar aqui que nenhum nem outro método é o mais fácil, mas toda pesquisa deve ser iniciada pela coleta de informações acerca do tema escolhido. Geralmente, os trabalhos voltados para a área de humanas, utilizam-se mais do método qualitativo, já os voltados para áreas exatas, tecnológicas, utilizam-se do método quantitativo. Embora todo pesquisador, tanto da área de humanas quanto das exatas, pode desejar aprofundar sua análise em dados numéricos e em dados que se refiram a crenças, valores e motivações de uma sociedade ou grupo especifico, onde se encontre o problema a ser pesquisado.

 

Qualquer dúvida ou orientação, estou à disposição.

 

    

    

—————

Voltar


Contato

Daniella Caruso Gandra

Rio de Janeiro.

(21) 9754-7417.